Programa de fidelidade é como um iceberg a maioria vê só a ponta e se esquece do resto

Programa de fidelidade é como um iceberg a maioria vê só a ponta e se esquece do resto

Programa de fidelidade é como um iceberg a maioria vê só a ponta e se esquece do resto

Pense em como utilizar todo o potencial da sua base de clientes, que é a parte do iceberg que você não está nem considerando.

Quando falo sobre um programa de fidelidade com um pequeno comerciante ou prestador de serviços percebo a falta de visão do potencial existente dentro dos seus clientes fidelizados.

Falar do porquê de um programa de fidelidade já falamos, o foco é falar do potencial que a maioria não vê.

Como em um iceberg, a maioria vê apenas a ponta.

O pior, alguns nem a ponta, como por exemplo, quem quer ter um programa de fidelidade e faz o famoso “cartão com carimbo” nem sabe quem são os seus clientes, desperdiçando um boa parte do “bolo” e desperdício é tudo que o varejo não pode se dar ao luxo de ter.

Nosso foco é um programa de fidelidade para O SEU NEGÓCIO, os clientes são seus e você decide como usar essa base (parte do bolo).

Se você tiver um programa de fidelidade, ele passou a fazer parte do seu patrimônio, não apenas porque esse cliente é fiel e compra de você, como também pelo potencial que você tem em ampliar sua capacidade de “marketing” com ações focadas no seu negócio e também na colaboração com outros estabelecimentos.

O que você pode fazer com o “resto do iceberg” que você não vê, pense, idéias:

1. Ações de marketing e promocionais do seu negócio, quem melhor que seu cliente para ser convidado a um evento.

2. Ampliar sua base de clientes, porque não convidar seu cliente para uma liquidação e se ele(a) vier junto com um novo cliente que comprar, você dará a ele XXX pontos de fidelidade.

3. COLABORAÇÃO, fazer uma promoção ou degustação e “presentear” sua base de clientes com o convite, nesse caso você estará demonstrando o quanto seu cliente é ESPECIAL e abrindo as portas para outro parceiro que poderá estar ofertando nesse evento (sem custo para você) para cativar seus clientes e que no futuro abrirá as portas para você na base dele.

4. Usar benefícios de outros parceiros e presentear seus clientes com descontos em outras lojas ou prestadores de serviços, TROCAR CLIENTES, o parceiro patrocina as ações de marketing, você ganha três vezes, primeiro que está se fazendo lembrar, segundo que está dando vantagens ao seu cliente e por fim estará incluindo uma chamada para você.

5. Fidelidade entre participantes do EV, RECOMENDAR, porque não recomendar aquele seu cliente que acabou de comprar para ir à loja ao lado pois lá tem algo muito bom para ele e basta dizer que foi você quem recomendou que ele terá um desconto.

6. Formalizar e premiar clientes e parceiros que te recomendam clientes.

Toda a filosofia dos serviços do EV está em colocar o cliente dentro do seu “estabelecimento”, está em conectá-lo a você, em torná-lo leal e principalmente, nos bairros e regiões, criar um ecossistema.

Pergunto:

Você acredita que todos na região do seu estabelecimento ou onde você presta serviços conhecem você?

Qual é o potencial que você imagina de crescimento se cada cliente lhe indicasse um novo cliente?

Qual é o potencial de crescimento se você compartilhar o seu cliente com outra loja ou prestador de serviços?

Não olhe apenas a ponta do iceberg pense em como utilizar todo o potencial que tem abaixo, aquilo que você não está usando.

mavidal