Como um programa de fidelidade e relacionamento faz diferença para o cliente

Como um programa de fidelidade e relacionamento faz diferença para o cliente

Como um programa de fidelidade e relacionamento faz diferença para o cliente

Gosto de compartilhar minhas experiências como cliente e com relação a esse assunto de pontuação fidelidade, tenho muitas e positivas com várias empresas.

Ao longo dos anos venho fazendo parte de vários desses programas, quando é com empresas sérias, melhor ainda.

Gosto de programas que estão ligados à própria empresa, em que a recompensa são os produtos ou serviços das mesmas.

Coisas como uma loja de roupas ou sapatos me convidar para um coquetel de lançamento de uma coleção, ou ser o primeiro em uma liquidação.

Um serviço de estética me presentear com algum agrado ou mesmo em um evento de lançamento de um produto, algo comum através da parceria do local com um fornecedor.

Ser convidado por uma loja de alimentos e bebidas para degustações e aqui acabo sempre comprando.

Então segue minhas experiências, talvez elas ajudem a se ter ideias, vou começar por uma que gosto:

 

STARBUCKS

O STARBUCKS é um ótimo exemplo, começou com o famoso cartãozinho com carimbo e depois percebeu que não funcionava bem, não satisfazendo o cliente como eu.

Como cliente eu sempre esquecia de levar o cartão comigo e depois tinha que implorar para carimbar, mas isso é o passado a idade da pedra da fidelidade, hoje o que importa é conhecer o cliente o que o cartão não permitia, além de incomodo de carregar ou esquecer.

Hoje, a rede tem um aplicativo próprio onde o cliente faz a compra direta, mesmo antes de chegar a loja, aí é só pegar, também recebe promoções constantes.

 

SUBWAY do Estado de Santa Catarina

Muito semelhante ao EV (Especial Você) ao chegar no caixa, para iniciar no programa, basta apenas dar o número do seu celular, pronto, passou a pontuar, se desejar, você entra no site e completa as informações. Depois a cada compra é só informar o numero do celular e pontuou.

 

Hotel ÍBIS

Escolhi me hospedar nessa cadeia hotéis por ter um preço justo, bom atendimento e porque os quartos são iguais em todo o Brasil, sem surpresa, ai eu pontuo.

Bom, sempre que chego e sou identificado com a fidelidade recebo tratamento especial e a cortesia de poder fazer meu checkout após o horário normal.

 

LOCALIZA

Durante um tempo da minha vida estive viajando pelo Brasil, tinha que alugar carros e passei a optar pela Localiza.

O preço era compatível com o dos concorrentes, atendimento bom e carros de boa qualidade, o diferencial, o programa de pontuação.

A Localiza sempre foi patrocinadora de shows e teatro, por consequência, eu sendo um cliente FIEL, ganhava ingressos grátis.

 

AMERICAN AIR LINES

Porque trabalhei para empresas americanas, tinha que viajar sempre para os EUA e escolhia a American Air Lines.

Benefícios, viagens de férias com a família usando pontos, sala VIP nos aeroportos e, em voos domésticos nos EUA, ganhava um UP para uma classe superior no avião.

Certa vez ao voltar com a família dos EUA houve um problema com superlotação no avião e sendo eu um cliente fiel, nos ofereceram pontos suficientes para uma nova viagem de férias e nos hospedagem por mais um dia em um excelente hotel.

Outra vez, voltando da Europa via EUA, o avião fez um pouso de emergência e houve um enorme atraso, como compensação, ganhei pontuação para outra viajem.

 

TAM

A TAM DO PASSADO é um caso à parte para quem gosta de atender bem o cliente.

Lembro-me até hoje de estar em uma sala de embarque da própria da empresa no aeroporto de Congonhas e ver um cliente deixar cair café na gravata, nesse dia o Comandante Rolin estava lá e prontamente tirou a própria gravata e deu a essa pessoa.

Voei muito pelo Brasil a trabalho com a TAM nessa época, o preço era compatível com o das outras e a qualidade melhor, depois com a pontuação pude viajar de férias com a família várias vezes.

Além disso a TAM também era patrocinadora de shows e teatro e sempre fui agraciado com ingressos grátis.

 

E você o que está pensando em fazer para atrair clientes como eu que irão sempre gastar dinheiro no seu estabelecimento, comece com o Especial Você, depois é só colocar suas ideias em pratica, nós iremos te apoiar com tecnologia.

 

Marco Vidal
mavidal

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